A busca por maior eficiência energética faz com que novos projetos sejam desenvolvidos em todo o mundo. O engenheiro sueco Per Tunestal desenvolveu uma tecnologia que utiliza a força do ar comprimido para mover os pistões de um motor tradicional. O conceito é chamado de motor híbrido a ar ou pneumático.
Tal como elétricos, híbridos e carros mais ecológicos utilizam a energia das frenagens para geração de eletricidade para baterias ou supercapacitores para melhor redução do esforço do motor e ampliação da autonomia das baterias, o ar comprimido funcionaria da mesma forma.
Ao invés de se produzir energia para estes meios, o produto da frenagem regenerativa seria utilizado para produzir ar comprimido através de um compressor para ser injetado dentro da câmara de combustão a fim de empurrar os cilindros. Segundo ele, o custo para conversão ou produção deste tipo de motor é bem inferior ao de outros conceitos.
Com isso, o motor poderia trabalhar no modo compressor e atingir pelo menos 60% de economia de combustível. O motor existe e já está sendo testado nos ônibus de Nova Iorque. A taxa de geração de energia das frenagens é de 48%, a mesma dos carros elétricos ou híbridos.
Essa iniciativa já foi tentada pela Ford anos atrás, mas o projeto foi engavetado por falta de capacidade técnica. Agora o conceito do motor híbrido a ar está mais perto de se tornar realidade.
[Fonte: Inovação Tecnológica]
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