Lembra da trilogia De Volta para o Futuro? Não vamos falar do famoso De Lorean, mas queremos apenas citar a futurista locomotiva a vapor que voa no final de um dos filmes como exemplo do que está para acontecer em Cuba.
Como todo mundo sabe, Cuba está isolada por um embargo econômico desde a década de 50, sendo ainda o único país comunista do continente americano. Lá, o tempo parou para os automóveis, que em sua grande maioria roda por lá desde a época em que Fidel Castro tomou o poder na ilha.
Sem condições de importar carros modernos, o país caribenho pode sair na frente do resto do mundo em se tratando de tecnologia de combustíveis. O país estuda utilizar o hidrogênio para movimentar a economia.
Grande produtor de hidrogênio para o refino de petróleo, Cuba quer utilizar o combustível do futuro para mover inicialmente o sistema de transportes do país.
O hidrogênio é a alternativa em grande escala para substituir os combustíveis fósseis no futuro, mas até agora nenhum país conseguiu montar uma rede de distribuição, abastecimento e uma frota adaptada para o combustível. Cuba parece que vai ser o primeiro.
Então, imagine a surpresa de quem chegar a Havana, pedir um táxi e embarcar num legítimo clássico americano dos anos 50 que não emite nenhuma partícula de CO2 na atmosfera!
[Fonte: IG]
Nenhum comentário:
Postar um comentário