terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

TRICOTILOMANIA E TRICOTILOFAGIA,PARECEM,MAS SÃO DIFERENTES

BOLA DE CABELOS GIGANTE NO ESTÔMAGO 

ESSE AMONTOADO DE CABELO ESTAVA NO ESTOMAGO DA PACIENTE

Uma mulher de 18 anos de idade (não foi informada a nacionalidade) reclamou durante 5 meses de dores no abdômen e perdeu 18 kg. Quando os médicos fizeram alguns testes descobriram que ela tinha um objeto não identificado no estômago.
Uma tomografia computadorizada revelou uma massa uniforme de aproximadamente 37.5cm x 17.5cm x 17.5cm. Conversando com ela os médicos descobriram que fazia alguns anos que ela tinha o hábito de comer o próprio cabelo – uma doença chamada tricotilomania.





O que é a Tricotilomania?



Tricotilomania é um distúrbio crônico que faz com que a vítima sinta um desejo incontrolável de arrancar seus cabelos, levando a uma notável calvície e provocando trauma, vergonha e acanhamento. Os lugares mais frequentes são: couro cabeludo, sobrancelhas e cílios. Outros lugares como barba e pêlos pubianos também podem fazer parte dos locais escolhidos. Crianças também podem exibir esse comportamento arrancando os pêlos dos seus animais de estimação.
Pessoas que sofrem de TTM, costumam brincar com os cabelos que arrancam, examinando a raiz, passando os cabelos nos seus lábios, mordendo e até mesmo comendo-os (Tricotilofagia).



BOLA DE CABELO SENDO RETIRADA EM CIRURGIA
 Essas pessoas sabem perfeitamente que esse comportamento não faz sentido algum, e por isso envergonham-se e tentam esconder a TTM.
Para muitas pessoas esse comportamento começa ainda na infância ou adolescência e dura por toda a vida, levando- as a calvície total.
A Tricotilomania pode ser causada por acúmulo de estresse ou atividades sedentárias, durante as quais as mãos estão livres. Existem várias teorias envolvendo a TTM. Elas são:
a) A TTM pode ser causada por um desequilíbrio químico;
b) A TTM pode ser um problema genético;
c) A TTM pode ter origem alérgica, provocada por uma dieta inapropriada.
A verdade é que ainda não se sabe qual é a causa da Tricotilomania e pesquisas ainda estão sendo efetuadas com fins de descobrir mais sobre esse distúrbio.





O principal conselho é: não tenha vergonha de contar a seus pais ou ao médico. Você não tem culpa de ter esse problema. É comum a paciente ter vergonha de procurar tratamento e deixar a Tricotilomania piorar muito.

5 comentários:

Anônimo disse...

tenho 15 anos e tool sofrendo muito com a tricotilomania , desde os 13 que arranco os meus cilios e n consigo mais parar . hj eu ja n tenho mais neim um , tenho mt vergonha das pessoas verem e ficar comentando . ate minha propriaa familha meche cmg . tool com muito medo de ir ao medico , ate pq aque na minha cidade n tem ninguem com esse problema , acho que os medicos vão estranhar :/

Anônimo disse...

Mas procure um médico. Isso é uma doença, não é uma escolha sua. Veja que pode até ter causa química. Se você tem vergonha, tente um psicólogo que ele saberá te encaminhar.
Boa sorte!

Anônimo disse...

estou com muito medo arraco os cabelos deste meus 12 anos de idade,hoje estou c 22!!!!!como os fios mas não sinto nada!será que estou c alguma doênça no estômago?

Anônimo disse...

meu nome e Jacira eu aranco meu cabelo e como eu faso tratamento com um psiquiatra mas nao esta adiantando cada dia q pasa eu aranco mas e como sera q tem aver com minha infancia tumultuada sofri violencia sexoal perdi minha mae muito sedose algui poder me ajudar eu agradeso

Anônimo disse...

eu tenho 41 anos aranco e como meu cabelo des de 13 anos de idadeja nao sei mas o q fazer eu nao cosigo parar de arancar e comer meu cabelo eu gostaria de ser ajudada ja faso tratamento com psquiatra mas nao esta adiantando eu fico deses perada