
Parece que o aumento do IPI fará um estrago maior do que aumentar os custos dos importadores de automóveis e dos consumidores, que pagarão mais caro por carros importados e nacionais.
A China tinha uma reunião de negócios com o Brasil hoje, mas o tal encontro dos dois governos foi cancelado pelos asiáticos.
O motivo seria uma agenda interna, mas suspeita-se que na verdade a China tenha desistido por causa dos efeitos do aumento do IPI, direcionado para destruir os negócios de chineses e coreanos.
As montadoras chinesas reclamaram do governo brasileiro por causa do aumento abusivo, além é claro, de recorrer ao seu país de origem.
Representantes da China dizem que a confiança entre os dois países foi abalada, já que o Brasil é o principal mercado para os carros chineses (mais do que a Rússia!) e esse barreira vai afetar as exportações chinesas.
Fontes do governo federal dizem que a reunião acontecerá ainda este ano, apesar de que depois do cancelamento não houve um novo agendamento entre as partes.
Apesar dos números, a China é um importante parceiro para o Brasil. Enfim, sair dando tiro por causa de um lobby de empresas que nem são nacionais é algo sem noção.
[Fonte: Folha]
Nenhum comentário:
Postar um comentário