O segmento de caminhões está em uma fase muito promissora no mercado nacional. Com a expansão do mercado interno, vários fabricantes estrangeiros resolveram desembarcar por aqui.
A Fenatran 2011 é o palco para confirmações de novas plantas de produção no país. Vários fabricantes que em épocas não muito remotas só conhecíamos de revistas ou jornais, hoje estão colocando seus trucks para rodar diante de nossos olhos.
A MAN confirmou um novo investimento de R$1 bilhão na fábrica de caminhões e ônibus da VWCO em Resende/RJ. Essa é outra que chega sob o guarda-chuva da Volks. E quem lembra dos antigos caminhões VW com cabine MAN? Pois é, hoje estão mais unidos do que nunca.
A holandesa DAF só podia ser vista no país com muita sorte, como no caso de uma unidade anos 70 ou 80 que ficou anos abandonada no porto de Santos. Agora a DAF chega sob o comando da americana Paccar e já terá fábrica de US$200 milhões.
A joint-venture americana NC2 (Navistar e Caterpillar) também já está com sua proposta de fábrica pronta para o Brasil, onde vai investir inicialmente US$200 milhões. Ela vai trás de volta os caminhões da International.
As chinesas Sinotruk, Shacman, Foton, por exemplo, também já anunciaram intenção de construir fábricas no país. Hyundai também é outra asiática que agora tem uma linha de montagem para o caminhão HD78 em Goiás.
As montadoras tradicionais não investem em novas fábricas para produção de caminhões, mas agora o foco é renovação de produto diante de enorme concorrência que está se instalando no país.
Iveco, Volkswagen, Mercedes-Benz, Scania, Ford, Agrale e Volvo agora apostam em modelos ecológicos, alguns apresentam até modelos híbridos e Flex. Enfim, o negócio é renovar para não ficar para trás.
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