O Google Plus chegou de surpresa, incorporando recursos do Facebook, Twitter, Google Wave e várias inovações para ganhar espaço entre as redes sociais
Por Felipe Augusto Cavalcante em 01/Jul/2011
Com o passar do tempo, as redes sociais se tornaram quase tão populares quanto a própria Internet, reunindo em poucos cliques pessoas e conteúdo. Infelizmente, toda esta facilidade em agregar pessoas acabou gerando uma enorme quantidade de conteúdo e avisos indesejados, mas a solução pode ter surgido a partir da empresa que justamente possui como missão organizar as informações do mundo, o Google.
O Google+ é a aposta do Google para comunicação social
Google Plus, ou simplesmente Google+, é o nome do serviço que promete não só agregar conteúdo e contatos como as redes sociais já fazem, mas sim oferecê-los de forma organizada para o usuário e sua rede de contatos. Para atingir este objetivo, a nova criação do Google utiliza um visual extremamente minimalista e novos conceitos para chamadas de vídeo, categorização de contatos e leitura de notícias.
Os círculos de amizade
Dentre os maiores avanços do serviço, está a própria organização dos contatos em círculos de amigos, que oferecem uma prática maneira de categorizar não só os contatos, mas também o próprio conteúdo acessado diariamente. Com esta abordagem podemos filtrar, por exemplo, somente o conteúdo compartilhado por amigos que gostam de jogos ou esportes.
Para categorizar os contatos, basta arrastá-los até seu respectivo círculo
Manipular as categorias criadas ou criar novas é tão fácil quanto o próprio conceito, bastando simplesmente arrastar os contatos entre os círculos. Caso deseje, o utilizador poderá atribuir até mesmo vários círculos para um mesmo contato, definindo assim maior abrangência na hora de conferir o conteúdo ou simplesmente encontrar uma pessoa específica.
Todas as novidades estão na Stream
Inicialmente, a página principal do serviço se assemelha muito à de outros, como o Facebook , Orkut e Twitter , mas em poucos cliques já descobrimos as inovações do Plus. Ao criar um novo comentário na rede, podemos incorporar rapidamente imagens, vídeos e até mesmo Websites. Para esta última opção, parte do conteúdo é incorporada automaticamente a partir do link.
A página principal do Google+ lembra as redes sociais tradicionais
Depois de observar o lado esquerdo da tela, encontramos uma guia Stream destacada em vermelho, sobre a qual encontramos os círculos criados previamente. Ao clicar em algum deles, o conteúdo exibido dos contatos é filtrado de acordo com o círculo selecionado. Com esta estratégia, é possível desconsiderar facilmente aquilo que não deseja ver no momento.
O sistema detecta endereços e obtém automaticamente parte do conteúdo do site
Para que o filtro de conteúdo funcione adequadamente, podemos escolher, no momento da confecção da mensagem, para qual círculo de amigos ou contato desejamos enviá-la. Ação esta que conta com um prático recurso que auto completa as palavras já no momento da digitação, algo muito mais prático do que navegar nas costumeiras listas de amigos.
Milhares de notícias com o Sparks
Além dos comentários e atualizações vindos dos contatos cadastrados no Google+, através do Sparks temos acesso a notícias e matérias selecionadas por temas. Logo ao acessar esta área, encontramos assuntos como ciclismo, moda, filmes, receitas, futebol, carros e tecnologia, existindo ainda a possibilidade de pesquisar por qualquer outro tema na barra de buscas.
O Sparks traz algumas categorias pré-definidas, mas permite qualquer tipo de texto
O conteúdo é alimentado pelo poderoso buscador do Google, podendo contar ainda com as recomendações realizadas pelos participantes da rede. Depois de visitar um tema, podemos clicar no botão Adicionar interesse para torná-lo sempre disponível através da barra vertical localizada à esquerda da tela de visualização. Um acesso muito mais prático.
É possível buscar notícias de temas diferentes e definir o interesse para que sejam exibidas na página principal
Comunicação além dos textos
O Plus possui integração total com o bate-papo do Google Talk (GTalk) , ganhando ainda um modo especial para a videoconferência em grupo e a reprodução compartilhada de conteúdo no Youtube através do recurso Hangouts. Para utilizar esta funcionalidade, podemos convidar todo um círculo de amigos ou então apenas alguns a partir de seu nome ou e-mail.
Com o Hangout, temos videoconferência reunindo várias pessoas ao mesmo tempo e reprodução compartilhada de vídeos
A videoconferência funciona perfeitamente, nos permitindo escolher precisamente quais dispositivos serão utilizados para captar imagem e áudio. Para a visualização de vídeos do YouTube , o serviço garante sempre que todos os envolvidos no evento acompanhem exatamente o mesmo momento do vídeo, um ótimo recurso para realizar análises em conjunto ou simplesmente rir com os amigos de um vídeo engraçado.
Construído pensando na mobilidade
Quem possuir um smartphone, principalmente um que possua Android como sistema operacional, poderá contar ainda com uma ferramenta de bate-papo móvel e ainda subir em poucos segundos suas imagens para compartilhar com os contatos através do Plus. Para facilitar ainda mais, o serviço possui integração com os álbuns de foto do usuário, hospedados no Picasa Web Albums , também do Google.
A praticidade continua nos smartphones
Sempre que digitamos um e-mail ou nome de contato, além de buscar no próprio catálogo do Google+, o serviço obtém contatos cadastrados no Orkut e Gmail atrelados à conta. Estas duas estratégias, além de agilizar o compartilhamento de informações no dia a dia na frente do PC, simplifica o uso em telefones e tablets, onde a escrita não é tão fácil.
Seria este o futuro das redes sociais?
Mesmo trazendo em seu lançamento tradução quase total para o português, a ferramenta, ainda assim, traz termos estranhos ao idioma, como Hangouts e Sparks, que dificilmente cairão no gosto do brasileiro. Outro tempero que falta nesta versão inicial é a possibilidade de criação de comunidades do Orkut, um dos principais atrativos da rede que tenta lutar contra o avanço do Facebook no país.
O termo Spark é um tanto estranho, mas podemos vê-lo como feed de notícias
Toda a praticidade e os recursos de última tecnologia apresentados pelo Google+ tendem a causar um impacto positivo na forma como compartilhamos informações, seja através do próprio serviço ou através da incorporação de seus recursos em outras redes sociais. Neste momento, acaba sendo inevitável vê-lo como uma versão mais poderosa e organizada do Twitter.
Compartilhe facilmente vídeos, fotos e textos
Por enquanto, o serviço ainda se encontra em fase fechada de testes, sendo necessário convite de participantes para fazer parte desta nova rede. É preciso ter calma, pois até mesmo aqueles que já fazem parte encontram, a todo momento, restrições para convidar novas pessoas, problema este que deve desaparecer ao longo do tempo, tal como ocorreu no início do Orkut.
Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/conheca-detalhes-do-google-(plus)-servico-que-promete-melhor-de-rede-social.html#ixzz1R4N7QavS
Nenhum comentário:
Postar um comentário