
Essa é a tal novidade que comentamos na matéria anterior do Ducato 2011. Não esperou muito, não é? Bom, a Iveco apresentou um inédito caminhão pesado que pode ser movido por etanol e diesel ao mesmo tempo.
O Trakker Bi-Fuel Ethanol-Diesel é fruto da parceria entre FPT, Bosch e Raízen, permitindo o abastecimento de etanol junto ao diesel em quantidades de até 85%. No entanto, os testes até agora registraram um adoção de 40% de etanol no diesel e já se obteve 6% de redução dos custos com combustível.
Feito a pedido da Única – União dos Produtores de Cana – o Trakker Bi-Fuel pode utilizar normalmente 100% de diesel ou 15% quando misturado com etanol em prejuízo de garantia ou desempenho.
Com tração 6×4 e capaz de tracionar 63 toneladas de peso bruto total, o Trakker Bi-Fuel possui um motor seis cilindros 9.0 com injeção common-rail e 360 cv.
O modelo de testes roda com dois tanques, um com diesel e outro com etanol. Os testes de campo continuam no interior de São Paulo e seu potencial deverá ser bem explorado no setor canavieiro.
[Fonte: Automotive Business]
Nenhum comentário:
Postar um comentário