O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (DICE) Fernando Pimentel, declarou no Reino Unido que a Land Rover deverá ter fábrica no Brasil.
De acordo com o ministro, a marca inglesa já tem projeto pronto para o país. A montadora ainda estaria negociando com estados, e a nova unidade será a primeira feita fora do Reino Unido.
No momento, a LR possui uma planta de CKD na Índia, já que pertence ao Grupo Tata Motors. Pimentel ainda disse que a LR deverá ser beneficiada com o novo regime automotivo e terá um prazo para atingir a meta de 65% de nacionalização.
Fábrica na Bahia?
Embora nem o Pimentel e muito menos a LR declararam algo mais em relação à localização da fábrica, vamos considerar uma possibilidade.
Sabe-se que veículos da Tata Motors estão sendo testados pela SHC (representante da JAC Motors) e que esta poderá ser a representante da marca indiana. No entanto, como cita esta matéria, a Land Rover pertence aos indianos.
Sendo 80% do investimento da nova fábrica da JAC feito pela SHC, segundo a própria empresa, pode-se também imaginar que pelo menos parte da área da nova fábrica seja usada para montar veículos Tata e consequentemente Land Rover.
Embora pareça remota, essa é uma possibilidade a considerar. Ainda mais que a redução dos custos de produção na região de Camaçari pode favorecer a Land Rover. De qualquer forma, vamos aguardar uma posição oficial da LR.
De 1997 a 2006, a Karmann-Ghia foi a responsável pela produção em CKD do utilitário Defender, que foi utilizado inclusive por órgãos governamentais e corporações policiais.
[Fonte: Estadão]
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