quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cinzas de vulcão chileno podem ter chegado à Grande Vitória -- GAZETA ON LINE..... VIA Klaus Xavier de oliveira


A "poeira branca" foi registrada sobre automóveis. O pó é semelhante a cinzas vulcânicas verificadas no Sul do país, pela erupção do vulcão chileno Puyehue

EQUIPE CIDADÃO REPÓRTER -

Uma espécie de "poeira branca" acumulada sobre alguns carros na Grande Vitória foi suficente para que capixabas suspeitassem de que se trata de cinzas provocadas pela erupção do vulcão chileno Puyehue. O vulcão localizado na região sul do Chile entrou em erupção e a nuvem de cinzas vulcânicas dissipada obrigou o cancelamento de voos no Brasil, na Argentina e no Uruguai, nesta semana. O Incaper, no entanto, nega que as partículas tenham viajado até o Espírito Santo.

Meteorologistas registraram, até então, partículas das cinzas somente em Estados da região sul do país. A substância encontrada sobre automóveis nesses Estados é muito semelhante às observadas nos municípios da Grande Vitória. O Insituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) informou, inclusive, que o órgão foi acionado para que fizesse análise em "poeira diferente" encontrada por moradores de Jacaraípe, na Serra, na última quarta-feira (19). Ainda não há previsão de quando os resultados da análise serão obtidos.


"É diferente de poeira"


O corretor Renato Augusto Araújo Junior disse que na Praia da Costa, em Vila Velha, vários carros estão sujos pela substância. "É uma sujeira atípica. Todos os carros que pegaram chuva nesta semana estão com estas cinzas. Se passar a mão, dá pra perceber que é bem diferente de poeira", disse.
foto: Montagem: internauta Renato Augusto Araújo Jr | Agência Estado
Paraná confirmou que
Meteorologia do Paraná confirmou que "poeira branca" sobre carros é cinza vulcânica(à direita). Substância semelhante foi encontrada sobre carros na Grande Vitória (à esquerda).
A internauta Jessyca Modenese contou que os colegas de trabalho observaram que seus carros estavam encobertos pela mesma substância branca. Como moram em diferentes cidades, passaram a desconfiar que as cinzas do Puyehue chegaram aos municípios da Grande Vitória.

Apesar das semelhanças, o Incaper informou que não há registro no Estado de material particulado com as cinzas do vulcão e que "a sujeira nos carros deve se tratar de outros materiais". De acordo com o Incaper, os ventos nos altos niveis da atmosfera levaram as cinzas que rondavam a região sul do país em direção ao oceano.

Cinzas causam problemas de saúde

O Sistema Meteorológico do Paraná confirmou, nesta semana, que as cinzas encontradas nos veículos em Curitiba são do vulcão Puyehue. No Rio Grande do Sul, o Centro Estadual da Vigilância em Saúde chegou a emitir um alerta sobre a presença de cinzas vulcânicas no ar do Estado gaúcho. O órgão informou que idosos e crianças são mais suscetíveis a desenvolver problemas devido à presença de cinzas no ar.

Nenhum comentário: