quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Revistas continuam tendo tratamento especial no Brasil – até quando? -- BY NOTICIAS AUTOMOTIVAS


fiat freemont exclusivo evento pre lancamento 1 Revistas continuam tendo tratamento especial no Brasil   até quando?
Hoje saiu uma matéria no UOL Carros falando sobre o tratamento prioritário que as revistas automotivas tem recebido por décadas das fabricantes. Coisa que continua até hoje. Nos eventos de lançamento que nós do NA participamos, nunca vemos o pessoal das revistas. Por que? Pois eles já andaram naquele carro, antes mesmo de ele ser lançado.
E isso se traduz também em uma vantagem injusta para os sites das revistas, que podem publicar as coisas antes dos outros. A justificativa da parte das revistas é que eles precisam fazer a avaliação completa, com fotos e etc com antecedência pois precisam terminar a matéria a tempo de a sua publicação estar na banca de jornais ao mesmo tempo em que o carro é lançado (aliás, aí você entende porque muitos modelos são lançados nos dias finais do mês, entre 20 e 30).
Mas a real é que hoje a tiragem das maiores revistas automotivas do país não chega nem perto do acesso que os sites e blogs tem. A revista tal diz ter 100.000 unidades vendidas por mês… ok. Este é o número de pessoas que acessam o NA por dia. E não estamos aqui incluindo sites de portais, como iG, Terra, UOL, etc, que tem acessos ainda maiores.
A cada dia as pessoas preferem mais a internet como meio de busca de informações sobre carros, pois além de a informação ser dinâmica, atual, daquele momento, o acesso é grátis. Poderia ser melhor? É claro que muitos querem as reportagens completas das revistas, e aí neste caso vale mesmo a pena comprar um exemplar.
Mas, o resultado, do jeito que as coisas são (conforme comentado pelo Ricardo Meier, do Blogauto), é que para você ter informações sobre o Fiat Freemont antes do lançamento do mesmo, que acontecerá nos dias 10 e 11 deste mês, só comprando a tal revista X nas bancas, pagando 10 reais ou mais. Que tal?
O que acontece atualmente é que as revistas cobram exclusividade das fabricantes, em troca de destacar um carro em sua capa. Aí, continua aquela mentalidade: para um carro vender bem, só se sair na capa da revista tal.
O acesso poderia se torna único a todos, fazendo um evento de lançamento conjunto, com revistas, sites e blogs. Afinal, a função de todos não é divulgar a mesma informação?
Veja as duas matérias que falam sobre isso: UOL Carros e Blogauto. Veja também fotos exclusivas nossas, doevento de pré-lançamento do Fiat Freemont.

Nenhum comentário: