sábado, 13 de agosto de 2011

Recuva 1.40.525 Recuperador de dados, pois todos nós passamos pela incômoda situação de perder um arquivo ou deletá-lo por acidente um dia


"Dos mesmos criadores do CCleaner, uma ferramenta de recuperação de arquivos competente com a mesma facilidade de uso do CCleaner"

Análise de Rubens Haruo Eishima
Prós
  • Possui um assistente de recuperação descomplicado
  • Permite fazer uma varredura completa atrás de arquivos e fragmentos
Contras
  • O programa não recomenda salvar os arquivos encontrados em outro drive ou partição, o que ajudaria na recuperação de outros arquivos
Recuva é uma ferramenta para recuperação de arquivos apagados desenvolvido pelos mesmos criadores do CCleaner Em português Ouro No ranking semanal. Mantém a facilidade de uso e eficiência que fizeram a fama do irmão famoso, mesmo com uma tarefa mais difícil. O programa permite recuperar arquivos de discos rígidos, cartões de memória e pendrives mesmo que a lixeira tenha sido limpa.

Como funciona?

Ao apagarmos arquivos, eles são simplesmente removidos do índice de arquivos do drive (conhecido como file allocation table no sistema FAT, master file table no sistema NTFS), os dados permanecem no disco/memória até que outro arquivo seja gravado por cima dele. O Recuva - e a maioria dos programas de recuperação de arquivo - busca por vestígios desses arquivos na mídia.

Modo de uso

O programa mantém a simplicidade do CCleaner, ao abrir o Recuva o usuário é recebido por um Assistente, basta especificar o tipo de arquivo (imagem, música, vídeo, etc) e a localização (lixeira, meus documentos), o programa faz então uma busca rápida e lista os arquivos encontrados, em alguns casos com direito a uma prévia.
Nos casos em que o programa não encontra o arquivo desejado, é possível utilizar a Verificação Profunda, nesse modo o Recuva faz uma busca completa na mídia especificada. O problema deste modo é que a varredura é demorada, de acordo com o tamanho do disco, e pode levar horas.
Outra opção é dispensar o Assistente e usar a busca normal, nela o usuário tem mais controle sobre os locais e tipos de arquivos procurados.

Cuidados

Ao perceber que um arquivo importante foi apagado, o primeiro cuidado é evitar gravar dados na mídia onde se localizava o arquivo, é possível que qualquer nova gravação no disco/memória possa remover o arquivo desejado ou parte dele.
Da mesma forma, ao recuperar um arquivo, o ideal é que se grave o arquivo recuperado em outro drive, possibilitando outras recuperações. Por fim, vale lembrar que nenhum programa faz milagres, ainda mais em se tratando de arquivos apagados.

Precisando da versão Portable?

Roda em Windows 98, 2000, Millenium, XP, 2003, Vista, 2008, 7
Disponível nos idiomas:  Português Português  Espanhol Espanhol  Inglês Inglês  Francês Francês  Italiano Italiano  Japonês Japonês  Outros idiomas Outros idiomas  




 


Nenhum comentário: