Talvez seja um pouco chocante saber que muitas coisas que consumimos sejam fabricadas na China. Para conseguir suprir a imensa demanda por Hi-Phones e outras tranqueiras da sociedade moderna, o Emma Maersk faz a viagem China-EUA quatro dias mais rápido que a média dos navios cargueiros.
Já falei que o Emma Maersk é o maior navio cargueiro do mundo? Com mais de 395 metros de comprimento, ele pesa 170.974 toneladas e transporta mais de 11.000 contâineres de 20 pés. Para levar esse navio mamute à suavelocidade de cruzeiro de 31 nós (57,41 km/h) – ante os 18 (33) a 20 (37) nós dos navios comuns – é preciso algo maior que um franzino reator nuclear. Você precisará do Wärtsilä-Sulzer RTA96-C, um motor diesel de 13,4 metros de altura e 27,4 metros de comprimento capaz de gerar 110.511 cv (sim, cento e dez mil e quinhentos e onze cavalos-vapor).
O RTA96 de 14 cilindros e ciclo dois-tempos a bordo do Emma Maersk pesa mais de 2300 toneladas e opera a tranquilas 102 rpm. Ao contrário dos motores diesel tradicionais, o RTA96-C abre mão do comando de válvulas, corrente de sincronização, bomba de combustível e atuadores hidráulicos em favor da tecnologia common-rail, que injeta o combustível (diesel “bunker” nesse caso) com alta pressão para alimentar válvulas solenóides individuais em vez de usar injetores alimentados por bomba de combustível. Isso permite que o motor trabalhe melhor em baixa rotação e consuma menos combustível. Ainda assim, mesmo com toda essa eficiência, ele ainda injeta 190 ml de diesel em cada cilindro por ciclo.
Com 25 unidades já em funcionamento e outras 86 encomendadas, esses motores conduzirão a globalização direto à prateleira do supermercado da esquina.
- Por Andrew Tarantola
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