quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ford apresenta carros que se comunicam entre si


ford s max white magic silver magic europa 1 Ford apresenta carros que se comunicam entre si
A Ford apresentou em Dusseldorf, Alemanha, uma tecnologia para evitar ou diminuir acidentes nas estradas, que permite a comunicação entre carros. O objetivo do projeto é trocar informações entre carros sobre as condições das pistas e do tráfego. A Ford usa a rede LET – Long Term Evolution, que tem a transmissão de dados muito mais rápida que os sistemas já conhecidos.
Combinando sistemas locais de radiofrequência e a última tecnologia em rede de celulares, o sistema permite que um carro avise os outros sobre perigos que vão encontrar imediatamente à frente. Dois Ford S-MAX foram usados para demonstrar o funcionamento do sistema. Se o veículo da frente dá uma freada brusca, um sinal de alerta é acionado no que vem atrás, em menos de 100 milésimos de segundos.
O conceito de carros falantes pode trazer à mente pensamentos inspirados em filmes infantis, mas a verdade é que a capacidade dos carros de falar a mesma linguagem pode resultar em muitos benefícios de segurança e conveniência para os motoristas, disse Christian Ress, especialista em conectividade, assistência global aomotorista e segurança ativa da Ford.
Os veículos inteligentes, capazes de enviar e receber mensagens em frações de segundo, podem avisar os motoristas sobre perigos como tráfego pesado ou curvas na pista, que os sistemas atuais de monitoramento não conseguem perceber, devido à distância ou obstáculos.
Além de frear quando há um obstáculo à frente – sistema que já está no mercado em vários carros – a tecnologia apresentada pela Ford permite informações sobre posição, velocidade e direção do veículo, além de dados de telemetria gerados pelo controle eletrônico de estabilidade e de tração. O carro pode ser alertado sobre rotas de colisão, tráfego parado em curvas ou perigo ao mudar de faixa.
Agência Auto Informe

Nenhum comentário: