quinta-feira, 7 de julho de 2011

16 anos sem um conversível nacional


kadett escort conversivel 1 16 anos sem um conversível nacional
Já se passaram mais de 15 anos e o mercado nacional continua orfão de ao menos um modelo conversível de série. Grande foi o sucesso protagonizado pelo Escort XR3 (1985 – 1995) e Kadett Conversível (1992 – 1995). Ambos os carros tiveram grande sucesso em sua época, eram verdadeiros sonho de consumo dos jovens da década de 80 e 90.
Com o crescimento da economia as fábricas passaram a se preocupar muito mais com a escala de produção, deixando o sortimento de portfólio em segundo plano. A abertura das importações também trazia uma concorrência internacional, inexistente antes.
kadett escort conversivel 2 16 anos sem um conversível nacional
Ambos os modelos já tinham baixos volumes de venda, muito pela alta desvalorização, acompanhados sempre por um crescimento vertiginoso no custo de seguro a cada ano que o carro envelhecia. O Kadett Conversível foi descontinuado no face lift de 96 e o Escort nas mudanças de 1996.
A partir daí o mercado passou a contar somente com modelos importados. Em principio os menos caros eram o Golf Conversível (1992 – 1997), raro de ser visto, o Peugeot 306cc (1992-2000) e um pouco depois o Peugeot 206 (2001 – 2008) esse sim, é menos raro de ser visto, mas os mesmos problemas de anos anteriores, aliado aos volumes importados, impediram o 206 conversível de atingir grande sucesso de vendas nos últimos anos.
kadett escort conversivel 3 16 anos sem um conversível nacional
Além da modelos mais caros, como Chrysler Stratus, BMW serie 3, dentre outros. A Peugeot e Renault importaram versões conversíveis dos carros que vendem aqui, Os belos conversíveis do Megane (2007 a 2009) e 307 (de 2004 a 2008) Conversível.
O 307 é o conversível recente mais presente nas ruas. Mais quem quiser um desses, paga o dobro do valor das versões nacionais, talvez se tivessemos modelos nacionais, sem os pesados impostos de importação, esse sonho seria mais possível.
kadett escort conversivel 4 16 anos sem um conversível nacional
Uma boa opção, também era o VW EOS com uma bela motorização e um preço razoavelmente salgado (Acima de R$140.000). Para os afortunados esse problema não existe, visto que carros com o Camaro, Corvette, Audi TT, Mercedels SLR, dentre outros infinitos modelo, as versões conversíveis a diferenças as vezes não chega sequer a 30% entre o Conversível e o Coupé.
kadett escort conversivel 5 16 anos sem um conversível nacional
No cenário nacional, algumas empresas fazem customização, com a Sulam, por exemplo, mas a aderencia é baixa, até porque sua revenda é próxima do impossível. As nós, resta apenas esperar por anos melhores nesse sentido.
Por Luiz França

Nenhum comentário: