A Volvo criou um tipo de KERS sem motor elétrico e sem baterias. O sistema utiliza um princípio mais prático e barato. Através de um volante inercial que gira a 60.000 rpm, a energia cinética das desacelerações e frenagens é repassada para o conjunto e depois enviada novamente as rodas através de uma transmissão CVT acoplada ao eixo traseiro.
Nas desacelerações, a energia fica acumulada e com o carro parado, o motor é desligado automaticamente. Quando se pisa no acelerador, a energia vem imediatamente do volante inercial e depois o motor entra em ação.
Então, com um motor diesel de quatro cilindros com sistema Start&Stop, a economia de combustível é ampliada em 20% e a potência do quatro cilindros passa a ser como se fosse de um V6 ou seis em linha.
A tecnologia foi desenvolvida pela Volvo em parceria com a fornecedora do volante inercial (Flybrid Systems) e da transmissão CVT (Torotrak), além da ajuda financeira da Agência de Energia da Suécia. A tecnologia deverá estar disponível nos modelos da Volvo em poucos anos.
[Fonte: Autopia]
Nenhum comentário:
Postar um comentário