Devido a nova legislação de emissões no país , o Proconve P7, a indústria automobilística está confusa para saber como será a distribuição do diesel S50 (com 50 ppm de enxofre) em 2012, e do S10 (10ppm) em 2013. Enquanto isso, a Petrobras investiu US$ 73,6 bilhões para garantir a qualidade e o fornecimento do combustível.
Segundo Sérgio Fontes consultor de negócios da Petrobras, “já contamos com 11 polos de venda do S50 espalhados pelo Brasil e 87% da demanda, em 2012, será plenamente abastecida por eles. Por isso acredito que não teremos problemas com a distribuição do diesel adequado para os motores Euro 5 (que atendem ao Proconve P7)”.
Certamente o diesel de melhor qualidade será mais caro do que o já distribuído hoje. Ainda, está em estudo a adoção de um corante para o S50 e S10, para evitar a adulteração do produto com a adição de diesel comum.
O Brasil tem cerca de 38 mil postos, mas apenas 8 mil vendem diesel, segundo a ANP. Porém, cerca de 1,2 mil postos manifestaram o interesse de vender o novo diesel, mas será necessário o dobro disso para atender a demanda pelo S50 no ano que vem, afirma Allan Kardec Duailibi, diretor técnico da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Fonte: Automotive Business
Nenhum comentário:
Postar um comentário