VIA 

Empurrado com a barriga, o prazo para instalação obrigatória – como muita coisa neste país – passou do dia 01 de maio para 15 de janeiro de 2012. Então, a partir desta data, os carros começarão a sair com o rastreador obrigatório.
Desde agosto de 2009 que o projeto é adiado por vários motivos, sendo o principal a liberdade do cidadão, que poderá ser monitorado sem seu consentimento e ter a vida privada invadida.
Toda a frota nacional deverá ter tal equipamento, indo de motocicletas até ônibus, tanto nacionais quanto importados. A partir da nova data, 20% da frota terá que ser equipada. Posteriormente 40% após 15 de março, 70% depois de 15 de junho e 100% a partir de 15 de agosto.
Com ou sem rastreador, alguns governos estaduais e municipais já tomaram medidas para controlar o cidadão, quer dizer, controlar a frota circulante nos grandes centros e também nas estradas.
Medidas como chips eletrônicos, radares inteligentes, entre outros recursos usados ou em desenvolvimento, acabam por registrar os movimentos dos veículos (e cidadãos) e sua condição legal. A tecnologia existe para facilitar a vida das pessoas, embora às vezes fosse melhor que ela não existisse.
[Fonte: Jornal da Tarde]
Nenhum comentário:
Postar um comentário