quarta-feira, 20 de abril de 2011

O que o Google fez com o Facebook?


googlexfacebook O que o Google fez com o Facebook?

Desde que o Facebook passou a exibir taxas de crescimento invejáveis, o Google começou a olhar o site como um verdadeiro rival. Afinal, o gigante das buscas não quer ser ultrapassado, nem se tornar obsoleto aos olhos dos usuários. A empresa não comenta o assunto propriamente, mas o império que a maior rede social do planeta ameaça construir, é claro, ameaça o reinado do Google.
Um recente episódio envolvendo os dois gigantes da web ilustra o cenário de batalha. Sem alarde, o Google promoveu uma modificação em seus termos de uso de forma a frear a transferência de informações de usuários para outros serviços da web. E a medida tem alvo certo: o Facebook. Há menos de 15 dias, a rede social havia disponibilizado aos mais de 500 milhões de cadastrados um recurso para encontrar amigos do Orkut no Facebook. Vale lembrar: o Orkut, rede social de maior popularidade no Brasil, é um site de propriedade do Google.
Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil, diz que a empresa promoveu a alteração em seus termos de uso porque o citado recurso do Facebook viola essas regras. “O usuário tem o direito de fazer qualquer uso de seus dados. No entanto, a importação de conteúdo entre sites e Google deve ser recíproca”, diz. Resumindo: o Google só permitiria que usuários doFacebook encontrassem amigos na rede com ajuda de seus serviços se o rival lhe permitisse fazer o mesmo. É o início – ou recomeço – de uma nova batalha pelo dados dos usuários.

Nenhum comentário: