TUDO QUE VC DEVERIA SABER,E ALGUMAS COISAS QUE VC NEM PRECISAVA....... LEMBRE-SE: O MUNDO PERTENCE AOS LOUCOS,PIRATAS E ROMANTICOS...... E DO ALTO DA MINHA LOUCURA,EU DECRETO...........AMEM... POIS,NO FINAL DAS CONTAS,SÓ ISSO É O QUE REALMENTE VALE A PENA......
domingo, 17 de abril de 2011
Fabricantes de veículos aproveitam evento no Rio para mostrar produtos especiais às Forças Armadas
Com segurança não se brinca. E, quando se trata de segurança nacional, o assunto fica ainda mais complexo. A modernização das frotas de veículos das Forças Armadas e da segurança pública é um dos assuntos em pauta no LAAD – Latin America Aero & Defence 2011, a maior feira de defesa e segurança da América Latina, realizada esse ano no Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 15 de abril. O evento reúne bienalmente empresas de todo o mundo especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as Forças Armadas, polícias, forças especiais, serviços de segurança e outras agências governamentais.
Como uma espécie de “feirão” de negócios militares, a LAAD desse ano reuniu 663 expositores em uma área de 47 mil metros quadrados no RioCentro, na Zona Oeste carioca. Lá era possível encontrar desde coletes à prova de balas a helicópteros militares de última geração. Todos os equipamentos, apesar de diferentes, têm um mesmo objetivo: agradar aos chamados “delegados oficiais”. São militares de alta patente, autoridades, especialistas ou mesmo funcionários de diversos governos de todo o mundo, que decidem, ou ajudam a decidir, quais os equipamentos/veículos de defesa e segurança devem ser adquiridos. Era prevista a presença de delegações de mais de 50 países no evento.
Entre as diversas novidades do setor automotivo da LAAD 2011, o blindado Iveco Guarani era um dos destaques. Isso porque o modelo anfíbio de tração 6X6 foi inteiramente desenvolvido no Brasil, numa parceria entre a marca italiana e o Exército Brasileiro. “A parceria com as Forças Armadas começou em 2007. No último trimestre de 2012 serão entregues 2.044 unidades para o Exército brasileiro”, explica Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. A Iveco anuciou a criação de uma divisão de veículos militares nomeada Iveco Veículos de Defesa. A nova divisão começa com um investimento de R$ 75 milhões, para a construção de uma unidade produtiva dentro do complexo industrial da Iveco na cidade mineira de Sete Lagoas.
Bastante à vontade no evento, graças à sua origem militar, a Jeep levou para a feira o lendário J8, montado sobre a plataforma do Wrangler. O modelo para fins militares traz reforços no chassi e estrutura de carga, freios e suspensão mais resistentes ao desgaste, além de um robusto eixo traseiro Dana 60. Sob o capô do J8 está o motor 2.8 litro diesel de 196 cv – não disponível no “jipão” civil à venda no Brasil. “O Jeep J8 tem capacidade de carga de 12 mil quilos, três vezes a mais do que o modelo visto nas ruas”, destaca Jack Robinson, General Manager da Jeep. Próximos ao estande da marca símbolo do militarismo norte-americano, empresas automotivas bem menos conhecidas também marcam presença com seus modelos. Como a espanhola Urovesa, que trouxe ao Rio de Janeiro seu mal encarado blindado Vamtac MS-3, com 188 cv e câmbio automático.
Enquanto alguns modelos vieram para o evento recheados de modificações, outros se mantiveram mais originais. O Land Rover Defender que integra a frota da Marinha, por exemplo, só traz pintura militar, grades e barras – instaladas pela própria Marinha. Fora isso, o modelo é idêntico ao que pode ser visto nas ruas. “No Reino Unidos temos 40 mil veículos como estes. No Brasil não passam de 1 mil”, contabiliza Graham Edwards, Contracts Manager da Land Rover. A francesa Renault, por sua vez, exibiu o caminhão Kerax 6X6. O “peso pesado” de 25 toneladas é movido por um robusto motor diesel de seis cilindros e 460 cv.
No estande da Scania, um vistoso caminhão amarelo chama a atenção entre tantos diversos modelos camuflados. O chamado P420 CB4X4HHZ estava presente em sua configuração para combater incêndios em aeroportos. A cor amarela, a tração integral, o motor de 12 litros de 425 cv e outros detalhes são exigências internacionais para veículos com esta função. “Um aeroporto que quiser receber aeronaves grandes terá que ter obrigatoriamente um caminhão como este”, destaca Alex Neri, engenheiro de vendas da marca sueca.
A MAN Latin America, que comercializa no Brasil os caminhões Volkswagen, tinha como maior atração em seu estande o VW Worker 15.210 4X4. O modelo já é utilizado pelo Exército brasileiro – inclusive na missão de paz da ONU no Haiti. O caminhão traz algumas modificações, entre elas, a suspensão elevada e reforçada e adição de quabra-mato e guincho. “Até mesmo o motor de 206 cv e 65 kgfm de torque é específico para o uso militar”, revela Paulo Galizia, consultor de vendas especiais da Volkswagen.
Entre os modelos que fizeram mais sucesso com o público presente ao evento estão os policiais Chevrolet Tahoe e o Maverik. O utilitário da marca americana é fabricado nos Estados Unidos, onde é usado inclusive pela família do presidente americano Barack Obama. “O modelo exposto só traz giroflex e pintura. Um pacote de modificações pode ser estudado”, explica Erick Loretto, gerente regional de vendas diretas da Chevrolet. Já o Maverik é uma espécie de “caveirão” produzido pela sul-africana Paramount Group. Seu poderoso motor turbodiesel de 6 cilindros gera 300 cv e 112,1 kgfm de torque. No entanto o peso de 14.200 kg – veículo, carga e passageiros – limita sua velocidade máxima aos 100 km/h. Sem muita velocidade, mas com muita segurança – bem no clima do evento.
Frota de elite
A maior e mais importante feira de Defesa e Segurança da América Latina teve poucos expositores brasileiros. A Agrale era uma das raras empresas nacionais no LAAD 2011. Em seu estande estava o novo utilitário Marruá AM 31, que foi desenvolvido para atender às especificações militares na faixa de 1,5 toneladas. A nova versão tem como principal diferencial a maior capacidade de carga: 1.500 kg na viatura, mais 1.500 kg tracionados em qualquer terreno. Atualmente a linha de viaturas da empresa inclui versões para o transporte de tropas, reconhecimento, guerra eletrônica, comando e controle, ambulância – também presente no evento –, entre outros. Toda a linha possui PBT de 4.850 kg e tem motorização diesel MWM 4.1, de 132 cv ou 150 cv.
Outra fabricante nacional de veículos que marcou presença no evento é a catarinense TAC Motors. A pequena empresa de veículos off-road sediada em Joinville aproveitou o LAAD para lançar o Stark IRV, uma versão militar de seu pequeno jipe 4X4, projetada para enfrentar severas condições de clima e terreno. A proposta do veículo é apoiar a ação tática de forças policiais e militares em atividades contra o narcotráfico, contrabando de armas, monitoramento de fronteiras, segurança de massas e outras necessidades de segurança interna. “Poderá ser utilizado na segurança dos grandes eventos que acontecerão em breve no Brasil”, afirma Neimar Braga, presidente executivo da TAC Motors. O modelo conta com radar de vigilância, sistema eletro-óptico diurno e noturno e comunicação via satélite, desenvolvidos em parceria com a IAI Elta, empresa israelense de indústria aeroespacial.
Por Marcelo Cosentino – Auto Press
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário