sexta-feira, 15 de abril de 2011

2.000 tablets com 3G serão usados nos carros da PM do Rio de Janeiro

 Dentro de um mês, 500 carros da PM do Rio de Janeiro receberão tablets com acesso à internet via 3G. No total, segundo o subsecretário de Modernização Tecnológica da Secretaria de Segurança Pública, Edvaldo Novaes, serão 2.000 equipamentos no total, que serão instalados até dezembro. O custo total do projeto é de 6,9 milhões de reais.
Segundo reportagem do iG, hoje os carros da Polícia Militar têm um terminal de bordo que recebe apenas duas linhas de texto, com informações repassadas por seus respectivos batalhões. Esses terminais serão trocados por terminais multimídia de tela tátil, parecidos com tablets, porém com teclados.
Graças aos chips 3G, os policiais militares poderão acessar a internet e todos os sistemas da Secretaria de Segurança Pública do Rio, como o banco de dados Infoseg. O conteúdo das informações será disponibilizado de acordo com a senha de acesso do PM.
Com isso, o policial poderá saber na hora se  por exemplo um detido tem mandado de prisão decretado pela Justiça ou antecedentes criminais. Os novos computadores multimídia também vão permitir que os policiais registrem as ocorrências no momento em que acontecem diretamente no computador.
Hoje o policial tem que preencher o Talão de Registro de Ocorrência (TRO), com caneta e papel. Quando chega na delegacia ele tem que fazer tudo de novo, passando a informação aos computadores. A facilidade ajudará o policial a voltar mais rapidamente ao patrulhamento nas ruas.
Cada computador custou certa de salgados 3.500 reais à Secretaria de Segurança, valor que poderia ser menor. O projeto será pago com recursos oriundos de um acordo entre o governo do Estado e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: