Postado no dia 19/mar de 2011 às 18:09, por Francisco Serena em Curiosidades
É sempre muito fácil apontar o dedo para grandes indústrias como culpadas pela degradação do meio ambiente. Utilização de garrafas PET, produtos químicos, fábricas soltando poluentes no ar e nos rios entre outros absurdos são atividades realizadas por elas, mas quando algum passo no sentido contrário é dado precisamos mostrar nossa apreciação.
Eu não sabia, mas a PepsiCo tem feito grandes esforços em busca de uma pegada de carbono mais leve. Nos últimos anos eles desenvolveram um pacote de salgadinho que é completamente compostável, podendo ser utilizado posteriormente como adubo para plantas. Além disso a fábrica que produz estes pacotes utiliza energia solar. Em 2009 a empresa passou a utilizar em uma de suas linhas de produtos uma garrafa feita 100% de material reciclado pós-consumo (aquele que nós jogamos no lixo).
Estes são apenas algumas das novidades que a empresa apresentou para se tornar mais verde, mas o que chamou a atenção atualmente foi o lançamento de um novo tipo de garrafa. Ela é igual a uma PET, aquela de plástico que é tão usada pelas empresas de refrigerantes e água, mas foi feita totalmente com material vegetal. O melhor de tudo é que estão sendo usados restos do agronegócio como grama, casco de pinheiros e palha de milho. A Pepsi espera conseguir utilizar também casca de laranja, da aveia e de tomate.
Através da combinação de processos químicos e biológicos foi possível criar uma estrutura idêntica àquela existente na garrafa PET produzida a base de petróleo, criando um novo material com a mesma aparência e utilização. Esta novo recipiente é 100% reciclável, mais uma vantagem frente ao que utilizamos hoje.
Infelizmente não veremos estas garrafas nas prateleiras até 2012 e provavelmente elas deverão ser utilizadas primeiro em outros países antes de chegar ao Brasil. O plano da Pepsi é fazer um teste primeiro e com a resposta positiva dos consumidores passar para a produção em larga escala.
Esta nova garrafa “PET” vai nos fazer deixar de polui o planeta? Não, mas com certeza vai diminuir a poluição causada pelo nosso consumo de água engarrafada e refrigerantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário