sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A GAZETA - EDITORIAL - REFINARIA NO ES



Perspectiva de uma refinaria no Estado

Editorial

24/02/2011 - 23h08 - Atualizado em 24/02/2011 - 23h08
A Gazeta

  1. Pela condição de grande destaque brasileiro na produção de petróleo e de gás, o Espírito Santo é candidato natural a sediar uma planta industrial de refino.

    Essa perspectiva que vem sendo discutida desde o início do governo Lula - quando os volumes da produção petrolífera capixaba e do país eram muito inferiores aos atuais - ganhou novo impulso nesta semana com a declaração do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, de que a capacidade de refino nacional está "no limite". Trata-se de um grande descompasso com o crescimento exponencial na produção de petróleo. "Somos a empresa no mundo que mais cresce em produção com base em novas reservas", afirmou.

    Além disso, é preciso responder à rápida expansão da demanda de derivados de petróleo no país, especialmente de gasolina e de querosene de aviação. Em 2010, o consumo de combustíveis em geral cresceu 10% enquanto o PIB aumentou 7,8%. Reflete a elevação da renda per capita. O Brasil passou de exportador para importador de gasolina, desde o ano passado.

    Em razão desse quadro, Gabrielli considera "suicídio no longo prazo" não construir novas refinarias. Até 2020, o país deverá estar produzindo 3,9 milhões de barris de óleo/dia, para uma capacidade de refino de 3,2 milhões de barris - sem contar com mais 650 mil barris produzidos pelos parceiros da Petrobras.

    O planejamento da estatal contempla a construção de quatro refinarias que custarão US$ 50 bilhões e têm inaugurações entre 2013 e 2017 - com localizações já definidas. Não está descartada a construção de uma quinta planta de refino e é nessa perspectiva que o Espírito Santo se apresenta como possibilidade de localização.

    O fato de a produção de petróleo e gás natural estar à porta, por certo constitui atrativo para uma refinaria em terras capixabas. Reduz o custo de transporte da matéria-prima. A produção capixaba de petróleo já se aproxima de 200 mil barris/dia, além de 3 milhões de metros cúbicos de gás natural, diariamente. A extração contínua de petróleo na camada pré-sal começou no litoral do Espírito Santo.

    Também deve contar ponto a vantagem locacional do Estado. Situa-se na região de maior intensidade econômica do país, e que por isso concentra o consumo de derivados de petróleo. A posição geográfica do Espírito Santo é estratégica para abastecer o mercado interno e para exportação. Por fim, a instalação de uma refinaria da Petrobras aqui reforçaria o leque de investimentos da estatal em diferentes municípios capixabas, e seria de grande importância para ajudar a reduzir desigualdades regionais, já que se trata do Estado de menor PIB do Sudeste.

    Estima-se pleno êxito às articulações dos nossos políticos visando a atrair uma refinaria.

Nenhum comentário: