quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Branco conquista espaço entre carros de luxo no Brasil


O branco vem conquistando cada vez mais espaço entre os automóveis vendidos por marcas de luxo e modelos topo de linha de outros fabricantes no Brasil. O crescimento se acentuou nos últimos anos, onde cada vez mais clientes optam pelo branco. Antigamente, as cores preto e prata reinavam absolutas no mercado de luxo, sendo que o chumbo aparecia logo depois. A BMW, por exemplo, só tinha 6% de seus modelos vendidos em 2008 na cor branca. Hoje o branco representa 27%, quase empatando com o prata (29%).


Nas rivais Audi e Mercedes-Benz, o percentual de carros brancos subiu de 5% em 2008 para 15% no ano passado. Os clientes dessas marcas dizem que o branco realça os faróis com LED e destaca as linhas do modelo. Outras marcas também registraram aumento nas vendas de carros brancos, como Ford, Chrysler e Kia, por exemplo. Além disso, outro fator que destaca o branco entre as demais cores é a temperatura do país.



Segundo a Du Pont, a variação de temperatura da carroceria pode chegar a 90ºC devido à cor da pintura. As mais claras alcançam 60ºC sob sol forte. A Ford diz que a temperatura interna varia de 3ºC a 5ºC dependendo da cor externa. Marcas como a BMW, apostam forte no branco em regiões mais quentes do país, como Campo Grande e Cuiabá, por exemplo. Outras apostam no destaque de seus veículos nesta cor, sendo que a associação ao táxi fica menos evidente em carros mais caros e sofisticados.

Nenhum comentário: