sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Erosão em Praia de Jacaraípe espanta moradores e turistas

A Gazeta ON LINE  NOTICIOU


display
EROSÃO FEROZ

A erosão na Praia de Jacaraípe, na Serra, tem complicado cada vez mais a vida dos banhistas que escolheram o local para passar as férias. O avanço do mar deixou à mostra as pedras e comprometeu a estrutura de um poste do calçadão. Moradores do balneário e turistas alegam que a construção de um pier no local alterou a maré. A Prefeitura Municipal da Serra diz que vai realizar uma obra de reparo em todo o local.

display
Aldair Xavier, secretário de serviço da Serra, e equipe técnica
fizeram análise do local

Morador de Jacaraípe há 20 anos, o funcionário público Vicente de Aguiar, 50, revela que nunca viu algo parecido. "Quando esse pier foi construído, se algum estudo de impacto ambiental foi feito ele não foi correto. Hoje, postes estão caindo, a praia ficou horrível e os turistas estão indo embora. Não dá para ficar assim", relata.
Outro funcionário público morador da região, Marcos Benezath, 48 anos, conta que quando chove a situação se agrava. "A água do rio vem para cá e o mar fica preto, não dá para tomar banho. Essas pedras com certeza são muito perigosas para crianças e para quem mais vem pegar praia aqui. Antigamente tinha mais espaço, espero que a prefeitura tome uma atitude", acredita.


display
O TURISTA,JA ESCASSO VAI EMBORA

 Pelo quarto ano consecutivo em Jacaraípe, o supervisor Geraldo Braga, 50 anos, de Brasília, está preocupado com a situação da praia. "As calçadas já estão rachando, pedras aparecendo. Algum especialista deve tomar uma atitude para mudar isso. A cada ano o conforto cai aqui, já não tem quiosque, a própria praia vai expulsar seus clientes", lamenta.


display
VAI CAIR.......

O secretário de Serviço da Serra, Aldair Xavier, esteve no local na manhã desta sexta-feira (14) para começar a retirada do poste e das pedras. Questionado sobre que ações estão sendo realizadas para conter a erosão em Jacaraípe, ele revelou que estudos estão em curso. Sobre os motivos do avanço da areia em direção ao calçadão, as mudanças climáticas são, segundo o secretário, a principal razão. "É precipitado falar que o pier é responsável pela alteração da maré. Temos acompanhado pela imprensa as diversas mudanças climáticas que o mundo vem sofrendo, aqui ainda dá para colocar a culpa no pier", explica.
 
display
DIFICIL TOMAR BANHO DE MAR EM UM LUGAR DESSES

A retirada do poste e das pedras será feita, segundo o secretário, neste sábado (15). Para isso, a avenida Nossa Senhora dos Navegantes terá duas quadras interditadas.
 
 

Nenhum comentário: